Pular para o conteúdo principal

Sapatilhas de ponta: qual comprar? Dicas...

Um grande dilema para quem está passando para a ponta é: qual sapatilha usar...

Na verdade, não existe uma fórmula para comprar a sapatilha perfeita logo na primeira vez. É bem comum algumas compras frustradas até encontrar aquela que se ajusta certinho no seu pé.

Mas algumas coisas podem ser feitas para ajudar a escolher:

Resultado de imagem para pointe ballet
  • CONVERSE COM SUA PROFESSORA. A experiência da professora vai te ajudar muito na hora de comprar a primeira sapatilha. A minha me indicou uma, mas comprei outras e acabei me dando mal. Quando comprei a que ela indicou, deu certo. 
  • PEÇA A OPINIÃO DE OUTRAS BAILARINAS. É sempre bom ouvir o que outras bailarinas tem a dizer, pois certamente usam certos critérios na hora de comprar a sapatilha que podem te ajudar. Mas cuidado!!!! cada uma tem um formato de pé diferente, e algumas tem pés fortes e outras menos fortes, o que influencia na hora da compra. Peça opinião mas não compre a mesma sapatilha que outra bailarina só porque ela te indicou.
  • PROVE. Claro... e peça a opinião da vendedora. geralmenbte boas vendedoras já sabem o que te oferecer de acordo com seu tipo de pé. E provando você consegue ter uma boa noção. Evite comprar pela internet, a não ser que já tenha provado em algum lugar e já sabe qual comprar. Primeiro porque a numeração de sapatilhas não coincidem com a mesma do seu sapato, e depois que provas é extremamente indispensável.

Marcas de sapatilhas de ponta


Vou citar algumas marcas e minha experiência com cada uma. 

  • Capezio: é uma das marcas mais conhecidas quando se trata de artigos para dança. As sapatilhas tem um preço acessível, mais ou menos de $90 a $120 reais. Eu já usei 2 sapatilhas diferentes da Capezio, mas elas quebraram em menos de 1 mês de uso... muitas amigas minhas usaram Capezio e durou muito mais tempo, o problema é o meu tipo de pé mesmo, que segundo minha professora, é mais forte, exercendo maior pressão na sapatilha. Elas ficam bonitas nos pés e tem uma boa variedade para os diferentes tipos de pé.
  • Só Dança: as sapatilhas da Só Dança são lindas nos pés! O acabamento é muito bom também, mas para mim não deu certo, ficaram apertadas, espremendo meus dedinhos!! Mesmo outros modelos, só de colocar e subir na loja mesmo, já senti meus dedos espremidos.... Uma pena pois são muito lindas, seriam minha primeira opção caso servissem direitinho. Custam em torno de $140.
  • Millenium: A Millenium foi a sapatilha indicada pela minha professora... insisti e comprei da Capezio, mas no fim das contas comprei a Millenium. São mais resistentes do que as da Capezio, pelo menos para mim foi a única que aguentou sem quebrar durante a maratona de ensaios no fim do ano e uma semana de espetáculo! E ainda deu pra usar depois em aulas... ou seja, para estudantes iniciantes pode ser a melhor opção. Sinceramente, não são das mais bonitas nos pés, ela parece um pouco mais grosseira. Uso atualmente a Prelúdio, que é mais forte para mim. Paguei $140.
Bom, agora vamos saímos da realidade de nós, simples bailarinas sonhadoras, para um nível mais avante... Vamos falar sobre outro nível de sapatilhas... 
Primeiramente algumas observações. Primeiro que se você é pre adolescente, ou seja, iniciante na ponta, não vale a pena gastas $800 em uma sapatilha, a não ser que dinheiro não seja problema para você, pois os pés estão em fase de crescimento e pode ser que a sapatilha não sirva mais em alguns meses, sem que tenha quebrado ou estragado... e outra coisa, dizem que o melhor mesmo é aprender em uma sapatilha mais dura (penso na minha Millenium), pois essas mais profissa são mais fáceis de subir e nem sempre é legal para quem está aprendendo, pois é melhor fazer mais esforço para "treinar" bem os pés... Mas vamos lá...

  • Gaynor: Eis o sonho de todas nós... A Gaynor é conhecida por nunca quebrar, ser super fácil de subir na ponta e de quebra fica linda no pé... quer mais? Diversos tamanhos para servir em cada tipo de pé, dispensa ponteira e é super confortável (se é que isso é possível quando se trata de ponta). Então gente, para comprar é preciso ir na loja e medir os pezinhos para pegar o tipo perfeito. Pela bagatela de mais ou menos (depende do dolar) $800 você leva sua Gaynor. Indicado para que já é profissa, pois para nós estudantes uma mais "dura" é melhor para fortalecer o pé.
  • Bloch: Outra queridinha do mundo do Ballet. Usada por grandes nomes do ballet, o preço é bastante salgado também, encontrei por mais de $800... dizem que super se adapta aos pés, poxa, por esse preço é o mínimo né, kkkkk....
  • Grishko: A Grishko é outra que é usada por top bailarinas, muitas preferem do que a Gaynor. Mas tem aquele preço salgado das anteriores né... mínimo $700. Mas é bastante conhecida e conceituada.
  • Freed: Menos conhecida por aqui, mas bastante usada pelo mundo, tipo a galera do Royal, por exemplo... Por aqui é difícil encontar... uma pena...
Outras marcas que não posso falar porque não conheço adequadamente para opinar: Balletto (falam que é boa, mas nem preço achei na internet- uma pena), Cecília Kerche (uns odeiam e outros amam), Chacott, Gamba, Sansha, etc. 

Por aqui é mais fácil encontrar Capezio e Só Dança, que são marcas boas e mais do que suficiente para fazer aulas; já quem tem uma maratona puxada de ensaios e apresentações, uma Gaynor ou Grishko são indispensáveis. 

Gente, sapatilha é uma coisa muito pessoal, quase igual perfume, sabe. Nada como experiência própria para acertar ;)

Comentários

  1. Gostei muito dessas informações, quando cimptco a minha orimprim sapatilha errei no tamanho ficou desconfortável. Tem que pesquisar muito antes de comprar.

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei a sapatilha capezio mas em poucos meses ela quebrou meu pé e muito forte eu queria saber qual a ideal para mim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Eu tinha o mesmo problema e minha professora me recomendou a Gaynor. Estou com a minha há 2 anos, é ótima. Me adaptei super bem, ela é muito confortável e tenho facilidade ao subir na ponta. Recomendo muitoo.
      PS: comprei a minha reforçada e fui em uma representante da gaynor, ela me deu várias sapatilhas para experimentar, mediu meu pé e a força dele.

      Excluir
  3. Gosyei bastante dessas informaçãoes vou falar para minha prof e ver qual ela mais indica para mim

    ResponderExcluir
  4. Minha cidade é bem pequena e não tem muitas lojas dessas. Eu fui na principal e não tinha nenhuma para provar, foi que nem comprar na internet :(

    ResponderExcluir
  5. O único blog que realmente nos ajuda na hora de escolher! Parabéns por seu trabalho menina, essas informações são preciosas, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Collant: suplex ou helanca?

Muitas pessoas que estão comprando um collant pela primeira vez certamente vai encontrar collants de diferentes materiais, principalmente de suplex e helanca. Mas qual a diferença? Collant de helanca A helanca é um tecido texturizado elástico. Geralmente aquelas bermudas de uniforme escolar de crianças são feitos de helanca.  O collant de helanca é mais simples, pois é mais grossos do que os de suplex. Para crianças, ele pode até funcionar, mas como é mais grosso, não modela bem no corpo adulto, principalmente com relação ao busto. Por ser grosso, não se ajusta direito, e as adolescente e mulheres acabam optando pelo suplex. Além disso, as costuras e acabamentos são mais grossos e podem incomodar. Outra desvantagem é que por ser um tecido pouco maleável, os modelos são bastante simples. A VANTAGEM é o preço: chega a custar 4x menos do que um collant de suplex- dependendo do modelo. Portanto, para começar, você pode até comprar um collant de helanca, ainda m...